clicRBS

Diário Catarinense

Carregando...

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

O ensino religioso e o estado laico no Brasil

Um Estado que se diz laico pode ensinar religião em suas escolas?
Na minha opinião, essa é apenas mais um mecanismo para reforçar o poder e a influência de determinados grupos religiosos, além de outorgar aquela velha ideia de que "as crianças precisam aprender religião para se tornarem cidadãos de bem".




Mais sobre o o assunto:

ClarionDeLaffalot - http://www.youtube.com/watch?v=29ikshSAdHQ
Pirulla25 - http://www.youtube.com/watch?v=pOFIXXKtRas
cetaneves - http://www.youtube.com/watch?v=v7XxlVIMmiM

- Sobre a (falsa) ideia de que a moral depende exclusivamente da religião (respostas ao "desafio teísta sobre moralidade"):
Pirulla25 - http://www.youtube.com/watch?v=e0Dl2O3Q9es
Yuri (EuAteu) - http://www.youtube.com/watch?v=xq9u4pmLagw
Tomishiyo - http://www.youtube.com/watch?v=-Vy_VwTxbck
ClarionDeLaffalot - http://www.youtube.com/watch?v=uCpBdmF29ss
Maurício (VocePenseNisso) - http://www.youtube.com/watch?v=rPITpyOkdJU

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

AntiFé 50 - Ateísmo é MODINHA na internet!

O homem sem rosto

Dallas C. Wiens há dois anos sofreu um terrível acidente enquanto pintava uma igreja, seu rosto foi queimado por uma falha elétrica e, consequentemente, perdeu a visão e seu rosto, mas tudo foi reduzido a uma caveira. Os médicos foram capazes de fazer um retalho de pele e músculo da parte de trás, mas ainda nunca Dallas recuperou seus lábios, nariz e tomadas mesmo olho.

Hoje é proposto como um possível candidato para um transplante de rosto que seria o terceiro a ser realizada nos Estados Unidos. O de 25 anos quer ter o privilégio de receber o transplante porque o seu seguro não cobre uma operação tão caro. Então, talvez sua filha de 3 anos pode finalmente ver seu pai com uma cara e ele pode retornar ao cheiro, sorrir e sentir seus beijos.


segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Paulopes: Congresso laico não pode ter bancada religiosa, di...

Simone Andréa Barcelos Coutinho, procuradora em Brasília do município de São Paulo, defendeuma reforma no código eleitoral que impeça no Congresso Nacional a existência de representações religiosas, ainda que informais, como o lobby católico e a bancada evangélica. 
“Num Estado laico todo poder emana da vontade do ser humano, e não da ideia que se tenha sobre a vontade dos deuses ou dos sacerdotes”



Leia mais em 

Paulopes: Por que religiosos estão vendo o secularismo como ...

 Paulopes: Por que religiosos estão vendo o secularismo como ...: Título original: A religião está realmente sob ameaça? por J ulian Baggini para The Guardian Pessoas com fé dizem que o secularismo s...
 Você será direcionado para o Blog de Paulo Lopes

Paulopes: Por que é preciso manter a fé cega e a religião lo...

Paulopes: Por que é preciso manter a fé cega e a religião lo...: por  Cognite Tute  em resposta a um leitor no post Estado laico já é o grande perdedor da eleição de São Paulo Fabinho: "A religiosidad...