clicRBS

Diário Catarinense

Carregando...

domingo, 21 de junho de 2009

Agropecuária e desmatamento na Amazonia

Pão de Açúcar suspende contratos com frigoríficos apontados como responsáveis por desmatamento da Amazônia.

Maior rede varejista do país informou também que vai pedir auditoria ambiental para saber origem do gado

O Grupo Pão de Açúcar, maior companhia do varejo brasileiro, informou ao Ministério Público Federal no Pará (MPF/PA) na quarta-feira, 10 de junho, que suspendeu a aquisição de produtos e subprodutos de origem bovina de frigoríficos apontados pelo MPF/PA como corresponsáveis pelo desmatamento da Amazônia. A empresa também declarou que solicitou aos frigoríficos a apresentação ao MPF/PA de um plano de auditoria socioambiental que comprove a origem do gado a ser comercializado.

As informações foram dadas em resposta a notificação encaminhada pelo MPF/PA ao Grupo Pão de Açúcar e a outras 68 grandes empresas revendedoras de derivados do boi e a fabricantes que utilizam essa matéria-prima, alertando-as a evitarem comercializar produtos cuja origem é a criação ilegal de gado em áreas desmatadas.

As notificações às revendedoras fazem parte de uma ação do MPF/PA para desmanchar a cadeia produtiva que lucra com a devastação ambiental. No início de junho, juntamente com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o MPF/PA entrou na Justiça contra quem cria gado em áreas de desmatamento e quem compra diretamente produtos desses criadores. A atividade dos fazendeiros ilegais ficou conhecida como "a farra do boi na Amazônia".

Foram propostas 21 ações pedindo o pagamento de R$ 2,1 bilhões em indenizações pelos danos ambientais à sociedade brasileira. A área total desmatada corresponde à área do município de São Paulo. Entre os frigoríficos processados está um dos maiores do Brasil, a Bertin S.A, que comprou gado de fazendas multadas pelo Ibama e de uma que fica dentro de uma reserva indígena. Entre as fazendas irregulares, nove pertencem à agropecuária Santa Bárbara.

Consumidor bem informado pode ajudar no combate ao desmatamento!







Nenhum comentário:

Postar um comentário